Códigos 2D, o futuro do código de barras

 

Códigos de Barras 50 anos fortalecendo os negócios

Há 50 anos nasceu a tecnologia que revolucionou a automação e que hoje vemos em todos os caixas do Varejo. A GS1 foi a criadora e é mantenedora do código de barras além do GTIN, que é o número que este código carrega, mas sem duvida, é o Varejo o grande incentivador desta Tecnologia. Nestes 50 anos as tecnologias de automação se ampliaram, passando por tags de rádio frequência e códigos bidimensionais e após estes 50 anos, mais de 2 milhões de empresas em 150 pais utilizam os Padrões da GS1. Em 2021 estamos buscando novamente o olhar revolucionário do Varejo para migrar para uma nova Tecnologia para o PDV, o código 2D, ou seja, códigos de 2 dimensões ou bidimensionais.

  • A indústria se uniu para criar uma solução interoperável padronizada para a indústria de alimentos.
  • Em 26 de junho de 1974, um pacote de chicletes Wrigley foi escaneado pela primeira vez em um supermercado Marsh em Troy, Ohio.
  • Após pesquisas, o GS1 DataBar foi criado, que comportava mais informações do que EAN/UPC.
  • Com as etiquetas de Identificação por Radiofrequência (EPC / RFID) se tornando mais comuns, criamos um padrão para sua implementação e uso.
  • A área de saúde e cuidados médicos adota globalmente o GS1 DataMatrix para habilitar lote, data de validade e número de série para medicamentos e dispositivos médicos.
  • GS1 DataMatrix foi habilitado para fresh food no PDV e o padrão GS1 Digital Link foi ratificado para permitir o acesso a mais dados de produtos na web.
  • Após 50 anos, mais de dois milhões de empresas em 150 países usam os Padrões GS1 para fazer seus negócios andarem todos os dias.

A (r)Evolução Um olhar para o futuro do Código de Barras

No passado nós simplesmente tínhamos um único código de barras na embalagem.

Este código foi criado antes mesmo de qualquer pessoa ter ouvido falar em smartphone e mesmo assim vem proporcionando uma infinidade de benefícios na cadeia de suprimentos.

Desde então, à medida que novas tecnologias foram surgindo, as marcas começaram a colocar etiquetas adicionais, outros códigos de barras e outros símbolos para atender a múltiplas necessidades da cadeia de suprimento, e principalmente necessidades em torno do consumidor.

Mas todos estes símbolos adicionais permitem experiências particulares, limitadas, e ocupam um espaço valioso no design do produto. Trazendo um olhar para o futuro. Vemos um período de transição de curto prazo onde as empresas poderão utilizar códigos 2D, como o QR Code combinados como Codigo de barras linear atual.

E a longo prazo os códigos 2D podem ser o caminho para a harmonização de múltiplos ambientes de leitura como por exemplo a leitura no PDV, um aplicativo ou uma foto tirada pelo consumidor em seu smartphone A GS1, neste cenário deve assegurar a interoperabilidade e orientar a todos os envolvidos e assim eliminar qualquer confusão. Para isso estamos trabalhando em padrões, testes de Tecnologia e provas de conceito.

Scanning
Terminais Mobile
Ponto de Venda
Apps do varejo e indústria

Por que a transição para o código 2D é necessária?

 

  • Os consumidores esperam acesso rápido às informações do produto
  • A embalagem do produto contém muitos símbolos
  • Marcas e varejistas podem aproveitar mais dados para resolver novos desafios de negócios
  • Código de Barras tradicional limita os casos de uso, pois não pode conter dados adicionais
  • Os códigos 2D podem ajudar a realizar tudo isso

O que o PDV significa agora?

Quando se fala em usar 2D no ponto de venda, refere-se ao local onde os itens são digitalizados para completar uma transação de varejo, de consumo de bens ou serviços. Isto não é mais apenas referente ao check out!

Isto pode ser em compras em lojas, entregas a domicílio, compras pelo celular...

2D significa...

Gerenciamento de Estoques
Rastreabilidade
Segurança
Sustentabilidade
Engajamento
Embalagem Estendida

2D no PDV também significa...

Acuracidade de inventário.
Autenticidade de produtos.
Prevenção de Perdas
Gerenciamento de Trocas
Experiência
Empresas transmitem dados mais completos.

Papel GS1 Global e Brasil

GS1 Global lidera o desenvolvimento de padrões, com base nas necessidades e requisitos do mercado, assegurando o alinhamento global. GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, está aqui para coordenar atividades nacionais, fornecer treinamentos, dar suporte e orientar a implementação, com base nas necessidades e requisitos do Brasil.

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